Central de Telemonitoramento Clínico (CTC COVID) da UFPE completa um ano realizando mais de 10 mil atendimentos

O projeto Central de Telemonitoramento Clínico (CTC) da Universidade Federal de Pernambuco, completa neste mês de março um ano. A CTC é coordenada pelo Núcleo de Telessaúde (Nutes), em parceria com o Hospital das Clínicas/Ebserh e a empresa TiSaúde. A estratégia utiliza a internet para oferecer atendimento em saúde à população, contribuindo para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. 

No período de abril de 2020 a fevereiro de 2021 foram realizadas mais de 10 mil atendimentos virtuais, dentre estes, 5.250 teleconsultas por vídeo, 3.680 teleorientações por chat e 1.327 telediagnósticos (parceria do projeto RedeNutes financiado pelo Ministério da Saúde). As especialidades mais buscadas foram Covid-19 e gripe (36% das teleconsultas) e Saúde Mental (Psicologia, Psiquiatria, Acolhimento Psicológico), também representando 36% das teleconsultas realizadas. Os pacientes atendidos estão localizados em 185 cidades do estado de Pernambuco e em cidades nos demais estados do país. 

O atendimento por teleconsultas ocorre de forma simples e prática: primeiramente é necessário fazer o cadastro do paciente a ser atendido, em seguida agendar o atendimento, e, na data e hora agendadas, as teleconsultas serão realizadas por videoconferência, ou seja, os profissionais da saúde atendem os pacientes em tempo real, registram todo o histórico no prontuário eletrônico e enviam as prescrições digitais para o paciente. Se o paciente for uma criança ou adulto dependente de responsável, deve estar acompanhado do  responsável no momento da teleconsulta.

Além das teleconsultas, a população conta com um atendimento rápido por chat (Teleorientação) no mesmo site, em que os profissionais de saúde fornecem orientações para os pacientes que sentem sintomas gripais ou da Covid-19, ou buscam informações gerais relacionadas à Covid-19 e outras comorbidades.

A coordenadora do projeto, Magdala de Araújo Novaes, professora do Centro de Ciências Médicas e chefe da Unidade de e-Saúde do HC, destaca a importância desta ação humanitária de atendimento remoto, uma vez que as pessoas estão com o acesso limitado aos serviços tradicionais de saúde por conta das medidas de distanciamento social. A telessaúde ampliou o acesso à saúde, chegando até as pessoas onde quer que elas estejam, e ajuda a salvar vidas. 

A enfermeira chefe do serviço de teleassistência do Nutes, Keilla Melo, atuou na implantação da CTC logo no início da pandemia da COVID-19. A rápida estruturação do serviço com apoio de voluntários das áreas de tecnologia da informação e saúde fez a diferença na vida de muita gente naquele momento de pouco conhecimento sobre a doença. Atualmente,  Aracele Cavalcanti, enfermeira-chefe da CTC, explica que o “acesso e acolhimento rápido às pessoas salvou muitas vidas, pois a Pandemia deixou todos numa situação bastante vulnerável, e muitos não tinham a quem pedir ajuda”. Ela acrescenta que o projeto é “ um passo importante para inserção da Telessaúde na cultura dos profissionais de saúde e da população”.

O estabelecimento de um comitê clínico, composto por médicos e enfermeiras foi fundamental para estruturar o atendimento online baseado nas melhores práticas e evidências científicas. Este comitê foi composto pelas enfermeiras Keilla Melo, Aracele Cavalcanti, Dr Frederico Jorge Ribeiro (Cardiologista e Intensivista), Dr Luiz Cláudio Arraes (Infectologista), Dr Vitor Lima Barreto (Médico de Família).  

Saiba como acessar:

Horários:

  • As teleorientações (atendimento por chat) funcionam de segunda à sexta (exceto feriados) das 10h às 15h. 
  • As teleconsultas são realizadas às segundas-feiras das 14h às 17h e  às quartas-feiras das 14:00h às 17h  (exceto feriados).

Para mais informações acesse o Site Oficial da CTC ou entre em contato pelo telefone ou Whatsapp (81) 2126-3910.

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