Do litoral ao sertão: o Nutes-UFPE realiza mais de 4.000 exames por Telediagnóstico em 20 municípios do estado de Pernambuco

A Rede de Núcleo de Telessaúde (RedeNUTES), projeto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizou de setembro de 2020 a abril de 2021, mais de 4.000 exames por telediagnóstico no estado de Pernambuco.

A iniciativa lançada pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (Nutes/UFPE), através do financiamento do Ministério da Saúde (MS), tem o objetivo de ofertar serviços de Telessaúde por meio da emissão de laudos de exames complementares por telediagnóstico associado a teleconsultas especializadas.

Durante esse período foram contempladas as especialidades de radiologia, dermatologia, oftalmologia, cardiologia e pneumologia. 21 pontos de telerradiologia foram implantados em unidades de saúde, e foram realizadas 12 ações de campo em municípios que receberam nossa equipe para exames de dermatoscopia, retinografia, eletrocardiograma.

Conheça alguns dos municípios pernambucanos beneficiados: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Arcoverde, Belo Jardim, Cabrobó, Caruaru, Dormentes, Exu, Garanhuns, Ipojuca, Paudalho, Fernando de Noronha, Petrolândia, Rio Formoso, Salgueiro, Serra talhada, Sertânia, Tamandaré, Timbaúba e Vitória de Santo Antão.

A RedeNutes é membro do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, em Pernambuco, que utiliza a internet e outros recursos tecnológicos para prestar serviços de teleassistência, tele-educação e telegestão, para profissionais e estudantes de saúde em todos os níveis de atenção à saúde. 

O Nutes vem promovendo a telessaúde no estado desde sua criação em 2003. Milhares de procedimentos por telessaúde já foram realizados, representando uma economia de custos indiretos e benefícios para o sistema de saúde.

O telediagnóstico, uma das modalidades da telessaúde, beneficia profissionais e pacientes por evitar seus deslocamentos e conferir mais agilidade na emissão e disponibilização de laudos. Além disso, especialistas ficam a disposição para discutir os resultados dos exames com o médico solicitante, ou até mesmo atender o paciente por teleconsulta. O paciente do SUS é o maior beneficiário desse processo, pois recebe o resultado de seus exames mais rapidamente, para agilizar seu diagnóstico e início de tratamento. 

Os municípios e estabelecimentos de saúde interessados em aderir ao projeto devem acessar o site do NUTES e manifestar seu interesse.

Do litoral ao sertão: o Nutes-UFPE realiza mais de 4.000 exames por Telediagnóstico em 20 municípios do estado de Pernambuco
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

(81) 2126-3903 +558121263903 contato@nutes.ufpe.br UFPE - Hospital das Clínicas, 2º andar
Av. Prof. Moraes Rego, nº 1235, CEP: 50670-901 CDU - Recife, PE

Newsletter


Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre os produtos e serviços do NUTES