II Jornada de Saúde Mental do HC-UFPE está com inscrições abertas

setembro-amarelo-2020-3

Evento será realizado de 28 a 30 de setembro, de maneira virtual, das 19h às 20h30

Dando continuidade às ações que marcam o Setembro Amarelo, campanha de prevenção do suicídio e promoção da vida, uma Unidade de Atenção Psicossocial do Hospital das Clínicas da UFPE promove a II Jornada de Saúde Mental, nos próximos dias 28, 29 e 30 de setembro, das 19h às 20h30. Resultante à pandemia de covid-19, o evento, que é aberto ao público, será realizado de maneira virtual, através do site do Núcleo de Telessaúde da UFPE. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. Os participantes receberão certificado. 

“O suporte psicológico no contexto do suicídio”; “A mente no envelhecimento”; “Rede de saúde mental para população LGBTQI +” são alguns dos temas que fazem parte da programação. Durante três dias, uma Jornada abordará aspectos relacionados à saúde mental e da mente humana por meio de palestras ministradas por profissionais do HC-UFPE / Ebserh das áreas de Psiquiatria, Psicologia e Terapia Ocupacional, além de contar com a participação de psiquiatra Gustavo Arribas, vinculado à Secretaria de Saúde de Pernambuco. Confira a programação completa .

De acordo com o coordenador do evento e chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HC-UFPE, Tiago Durães, a Jornada de Saúde Mental solicitação conectar as pessoas com o que têm de mais pessoal em si mesmo: suas mentes. Ele explica que a pandemia e o contexto do isolamento social imposto incutido alterações relacionadas à rotina habitual das pessoas, sendo uma delas a oportunidade de estarem mais consigo, com seus pensamentos, seus sentimentos. “Sabemos que isso pode ser bastante doloroso e temos visto muita gente buscando maneiras de se defender desse contato. Mas também pode ser bastante enriquecedor, quando ele é possível ”, disse, acrescentando que“ falar de saúde mental talvez seja uma maneira de favorecer esse contato e possíveis caminhos, especialmente quando o sofrimento psíquico se mostra intolerável para o sujeito ”.

Segundo ele, o evento é um convite para se conhecer melhor – algo muitas vezes esquecido devido aos muitos estímulos e requisitos culturais. “Este encontro será uma oportunidade de aproximar as pessoas consigo mesmo, com suas mentes. Conhecendo-nos, cuidaremos melhor de nós mesmos e uns dos outros ”.

II Jornada de Saúde Mental do HC-UFPE está com inscrições abertas
Tagged on:                     

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Contato

(81) 2126-3910 +558121263910 contato@nutes.ufpe.br UFPE - Hospital das Clínicas, 2º andar
Av. Prof. Moraes Rego, nº 1235, CEP: 50670-901 CDU - Recife, PE

Newsletter


Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre os produtos e serviços do NUTES