Ensino e Educação à Distância

O Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-HC-UFPE) desenvolve e oferta ações e conteúdos educativos voltados para a capacitação, formação continuada e a disseminação do conhecimento.

 

A informática em saúde na UFPE

A educação em tecnologias aplicadas à saúde é uma das prioridades do NUTES. Os professores do Grupo de Pesquisa de Tecnologias da Informação em Saúde (TIS) foram os pioneiros na introdução da informática em saúde na graduação e pós-graduação de Medicina e Saúde da UFPE.

A partir de 2003, quando ocorreu a reforma curricular no Curso de Medicina, a Informática em Saúde passou a ser oferecida como inserção nos módulos obrigatórios do Curso de Medicina.

Em 2007, o Grupo TIS introduziu o ambiente Moodle como ferramenta de apoio ao aprendizado. Inicialmente foi desenvolvido o ambiente AVATIS – Ambiente Virtual de Aprendizagem do Grupo TIS. Posteriormente, diante das complexidades e da necessidade de desenvolver um Ambiente Virtual exclusivo para o Curso de Medicina, foi criado o AVAMED - Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso de Medicina. Este tem o acesso restrito aos estudantes e professores. Veja as disciplinas que iniciaram a utilização dos ambientes virtuais no Curso de Medicina:


MC200 - Introdução à Informática em Saúde (Eletiva)
IN512 – Módulo de Saúde e Sociedade (1º Período)
IN521 – Módulo de Construção do Conhecimento (2º Período)
FABS I - Módulo de Fundamentos da Atenção Básica à Saúde I (3º Período)
IN581 - Assistência Especializada à Saúde - Oftalmologia (8o Período)
IN726 - TI aplicada ao diagnóstico e à decisão terapêutica (Eletiva)

I934 – Informática em Saúde: Inicialmente oferecida aos estudantes da Pós-Graduação em Ciências da Saúde. A partir de 2011, passou a ser oferecida para a Pós-Graduação em Cirurgia.

 

Grupos de Interesse Especial (SIGs)

Os Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs) são sessões educacionais entre grupos de profissionais de saúde para promover debates, estudos de caso, discussões e aprofundamento em pesquisas nas temáticas diversas da medicina em suas especificidades promovidos pela Rede de Universitária de Telemedicina (RUTE).

Participam desses grupos profissionais de saúde em todos os níveis de formação, bem como as várias áreas da saúde onde cada grupo se apresenta uma vez ao mês com transmissão síncrona (on-line) através do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-HC-UFPE).

O Hospital das Clínicas da UFPE participa de 14 SIGs (SIG Serviços de Enfermagem dos HUs, SIG TelePsiquiatria, SIG Trauma-Cirurgia de Emergência e Trauma, SIG Urologia Pediátrica, SIG Audiologia, SIG Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade, SIG Fonoaudiologia, SIG Oftalmo, SIG Radiologia Diagnóstico por Imagem em Pediatria, SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde, SIG Reumatologia Pediátrica, SIG Saúde Indígena, SIG Saúde de Crianças e Adolescentes, SIG Saúde do Servidor Público) e desses coordena o SIG de Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde.

Qualquer instituição da área da saúde que estiver cadastrada na RUTE pode solicitar participação nos SIGs, com seus próprios recursos.


Acesse: http://rute.rnp.br/sigs

 

Ações Educacionais

As ações educacionais ofertadas pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-HC-UFPE) são em sua maioria na modalidade a distância através do Ambiente de Inovação Educacional INDU.

O INDU é uma Plataforma de Tele-Educação on-line desenvolvida pelo NUTES, cujo objetivo é promover conhecimentos diversos nas áreas da Saúde e das Tecnologias Digitais (TD) em conjunto com as Metodologias Ativas Educacionais. O ambiente virtual proporciona diversos cursos de extensão e possibilita pesquisas a partir da biblioteca virtual a qual possui acervos informacionais digitais nas mais diversas áreas, entre elas educação, saúde e tecnologias da informação.

Dentre as ações educacionais disponibilizadas no IND, destacam-se os cursos e seminários.

- Cursos e Seminários: podem ser síncronos e assíncronos. Síncronos são quando o profissional e o participante estão on-line ao mesmo tempo, ou seja, ao vivo via Web-Internet. É possível assistir palestras-seminários, visualizar apresentações do conteúdo através do vídeo, permitindo perguntas e discussões como forma de interação entre o profissional e os participantes. Assíncronos acontecem quando o profissional responde as dúvidas e participa das discussões em momentos diferentes dos participantes. Esse tipo de seminário distingue-se pela facilidade no uso do tempo, ritmo de aprendizagem e disponibilidade do participante.

 

Biblioteca Virtual
É composta de um vasto acervo digital informacional, fundamentada por materiais educativos diversos, entre eles: vídeos, podcasts, artigos diversos publicados, apresentações de seminários assíncronos, tutoriais e treinamentos.
A Biblioteca Virtual está disponível para acesso 24h, na plataforma INDU. Nela é possível consultar especificidades de temas e temáticas, realizar leituras, pesquisas e downloads gratuitamente.