O NUTES presta serviços por meio de tecnologias inovadoras e colaborativas para otimização dos processos produtivos da saúde.

 

Teleassistência

Teleconsultoria

O serviço de teleconsultoria oferece um canal direto entre os profissionais de saúde e teleconsultores nas mais diversas especialidades. Os profissionais (médicos, enfermeiros, agentes comunitários, cirurgiões dentistas, etc.) podem tirar dúvidas simples, discutir casos clínicos ou solicitar orientações sobre o processo de trabalho na unidade de saúde. O objetivo é apoiar o profissional de saúde na tomada de decisão sobre diagnósticos, terapêuticas e definição prognóstica, baseando-se no melhor nível de evidência disponível na literatura e proporcionando assim o aperfeiçoamento contínuo.

- Teleconsultoria Síncrona
Em tempo real
Converse em tempo real com nossos teleconsultores utilizando recursos de áudio, vídeo e bate-papo. Consulte nossa agenda para conhecer os horários de plantão de nossos teleconsultores ou fale conosco e solicite um agendamento. No horário agendado, acesse a web sala.
Web Sala / Agenda

- Teleconsultoria Assíncrona
Resposta em até 72h
Envie sua questão para nossos teleconsultores e receba a resposta em até 72 horas. Você poderá incluir dados do paciente, informações clínicas, resultados de exames complementares, fotos e vídeos. Acesse a Plataforma de Telessaúde HealthNET e participe da comunidade RedeNUTES.

 

Telediagnóstico
Resposta em até 72h
O serviço de telediagnóstico permite a captura, armazenamento e distribuição de sinais e imagens médicas integradas aos serviços de telessaúde. Na RedeNUTES, o serviço de telediagnóstico disponibiliza aos profissionais de saúde o TeleECG (Tele-Eletrocardiografia), que possibilita a emissão de laudos de exames à distância. Acesse a Plataforma de Telessaúde HealthNET para conhecer este serviço.

- TeleECG
O TeleECG é um importante exame cardiológico na tomada de decisões clinicas e de tratamento médico. É um exame que pode ser realizado à distância e é gratuito para os municípios parceiros do programa RedeNUTES.

O programa de TeleECG do NUTES reduz custos e diminui cerca de 70% da fila de espera de encaminhamentos ao cardiologista no Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os municípios parceiros do programa RedeNUTES podem contatar o NUTES e agendar uma visita do Mutirão TeleECG para a realização de exames para a comunidade.

O mutirão do TeleECG reduz as demandas reprimidas por cardiologistas nos municípios que ainda não contam o especialista ou estrutura pra realizar o exame direto da Unidade Básica de Saúde.

Qualquer município do estado pode contar com o programa, basta que seus gestores entrem em contato com o NUTES.

Interessou? Fale conosco através do número (81) 2126-3903 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

Tele-educação

 

Os serviços de tele-educação são disponibilizados pela Plataforma de Tele-educação INDU. Neste ambiente, é possível encontrar:

- Cursos e seminários ministrados por especialistas das mais diversas áreas, abordando temáticas atuais e relevantes, proporcionando educação continuada, qualificação e atualização profissional.
Perdeu um seminário e quer assistir? Clique aqui e acesse os seminários passados / Clique aqui para enviar sua sugestão de temas / Agenda


- Biblioteca Virtual RedeNUTES: Biblioteca Virtual de Aprendizagem com acesso 24 horas a um acervo com conteúdo educativo, vídeos, apresentações, treinamentos e demais materiais utilizados nos seminários.

Conheça também a BVS APS, um acervo com os materiais de todos os estados membros do Programa Telessaúde Brasil Redes.

 

Telerrastreamento


O NUTES oferta, através do MobVIDA, o serviço de telerrastreamento, para a coleta de indicadores sobre doenças e planejamento do cuidado. O rastreio se dá através de formulários, que podem ser montados de acordo com as necessidades da pesquisa.

 

Espaços e recursos tecnológicos

O NUTES disponibiliza recursos tecnológicos e serviços de telecomunicações via videoconferência, webconferência, streaming e telepresença. Esses sistemas permitem trabalhar de forma cooperativa, compartilhando informações e materiais sem a necessidade de locomoção geográfica.

Videoconferência
Interação entre duas ou mais pessoas geograficamente distantes, com transmissão de áudio, vídeo e dados (ppt, jpg, mpg etc), em tempo real. É possível fazer conexão do tipo ponto a ponto (duas salas conectadas) ou multiponto (mais de duas salas conectadas).


Telepresença
Simula a interação real entre duas ou mais pessoas. Alta qualidade de imagem digital, em tamanho real. Sistema de som emite ondas em direções específicas, reforçando a sensação de imersão que a telepresença proporciona.


Webconferência
Tipo de videoconferência que utiliza o navegador de internet como meio de conexão. Permite interação de vários pontos remotos com áudio, chat, vídeo e compartilhamento de dados (ppt, jpg, flv), em tempo real.


Streaming
Transmissão interna ou externa de áudio e vídeo através da internet. Não há interação em tempo real.

Outros Serviços

Consultoria em TI na Saúde
Cursos de Atualização Profissional em Tecnologia e Saúde

 

Produtos


- Plataforma de Telessaúde HealthNET

A Plataforma de Telessaúde HealthNET é um ambiente de tecnologias integradas, que facilita a troca de experiências e conhecimentos virtual entre profissionais de saúde. Dentre os serviços disponíveis na Plataforma, estão teleconsultorias (síncronas e assíncronas), telediagnósticos (TeleECG e Telerradiologia) e telerrastreamento (MobVIDA).

 

- Plataforma de Telerrastreamento MobVIDA

O MobVIDA é o aplicativo de telerrastreamento da Plataforma de Telessaúde HealthNET. Este projeto propõe um ambiente para a criação de questionários eletrônicos de forma fácil e intuitiva, que permita o rastreamento de doenças e planejamento do cuidado, associando sua utilização a teleconsultorias por meio da Plataforma de Telessaúde. Nesta versão, o aplicativo disponibiliza um protocolo de notificação para rastreamento de focos do Aedes aegypti, a ser utilizado pelos Agentes Comunitários de Saúde de Pernambuco no enfrentamento a este vetor e às arboviroses relacionadas (Dengue, Zika e Chikungunya).
Clique para baixar o MobVIDA (Android / iOS).

- Plataforma de Tele-educação INDU

O INDU é um inovador Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), criado pelo NUTES-HC-UFPE, para promover a educação e disseminar o conhecimento nas áreas de saúde e tecnologias associadas.

O ambiente oferece cursos e bibliotecas digitais com conteúdos nas mais diversas áreas de conhecimento da saúde e tecnologias da informação em saúde. Dentro dele, é possível encontrar cursos e seminários, ministrados por e uma Biblioteca Virtual, com um vasto acervo composto por materiais educativos como vídeos, artigos e apresentações.