Sobre o INDU

O INDU é um inovador Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado pelo NUTES-HC-UFPE para promover a educação e disseminar o conhecimento nas áreas de saúde e tecnologias associadas.

O ambiente oferece cursos e bibliotecas digitais com conteúdos nas mais diversas áreas de conhecimento da saúde e tecnologias da informação em saúde.

Dentro dele é possível encontrar cursos, webpalestras, webseminários, fóruns de discussão e reuniões de matriciamento ministrados por especialistas das mais diversas áreas, abordando temáticas atuais e relevantes, com um vasto acervo composto por materiais educativos, proporcionando educação permanente, qualificação e atualização profissional.

 

Termo de uso

A plataforma de Inovação Educacional (INDU) do NUTES oferece oportunidade de capacitação aos seus usuários quer seja por meio de cursos a distância, quer seja através da troca de experiências através das comunidades de aprendizagem.

O INDU disponibiliza um ambiente informatizado para a construção da aprendizagem organizacional e para isso, utiliza-se de ferramentas que auxiliam a aquisição do conhecimento, a troca de informações e a interatividade entre os participantes, simulando de forma ativa, com o apoio das tecnologias da comunicação e da informação, o modo como as pessoas trabalham em conjunto ou se associam às outras naturalmente nos ambientes convencionais de aprendizagem.

Este documento contém os Termos de Uso para Plataforma de Tele-educação INDU, cuja aceitação plena e integral é requisito para todos os seus participantes. Ele inclui, além dos aspectos gerais, as limitações de responsabilidade, a política de privacidade e confidencialidade dos dados, as licenças de livre uso do conteúdo, e as informações sobre como reportar violações.

Ao utilizar ou oferecer serviços de tele-educação a partir da utilização da Plataforma de Tele-educação INDU, você está aceitando todas as condições mencionadas nestes Termos de Uso.

Diretrizes gerais

O INDU é um local de acesso e de encontro de pessoas com interesses em comum e, assim, deverão ser observadas todas as regras de boa convivência, educação, bom senso e do respeito mútuo, além das regras aqui estabelecidas.

O estabelecimento das diretrizes de utilização do INDU é de competência do Núcleo de Telessaúde (NUTES) do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Pernambuco. Em caso de violação de regras de uso do ambiente, O NUTES juntamente com o grupo de tutores e moderadores decidirá o tipo de sanção a ser aplicada, que poderá implicar na remoção da mensagem, na aplicação de uma advertência, na suspensão do usuário do curso ou da comunidade ou, a depender da implicação da violação.

Não está autorizada a alteração das referidas regras por nenhuma categoria de usuário do ambiente. As sugestões de mudanças devem ser encaminhadas à Coordenação de Ensino a Distância do NUTES para análise.

As diretrizes de utilização do INDU estão separadas por seções relacionadas: à forma de conduta do usuário, às regras de segurança e à postagem de mensagens ou de acervo. As diretrizes assim se classificam:

O aceite da submissão do cadastro de usuários é de responsabilidade da equipe de administradores da Plataforma de Tele-educação e está condicionado à confirmação dos vínculos institucionais fornecidos pelo usuário.

O aceite da submissão de cadastro de novas ações educacionais está condicionado à confirmação de que a ação faz parte de um projeto, convênio, acordo ou projeto de pesquisa, já pré-aprovados entre o usuário que submete o cadastro da nova ação e o Núcleo de Telessaúde da UFPE.

O gerenciamento de uma ação educacional é responsabilidade do usuário que submeteu seu cadastro, cabendo a este a responsabilidade de aceitar a participação de usuários e configurar os serviços de tele-educação que serão oferecidos.

O usuário que administra uma ação educacional compromete-se a gerenciar a qualidade e a legalidade dos serviços de telessaúde que vir a oferecer através da Plataforma de Tele-educação - INDU. Os autores e mantenedores da Plataforma de Tele-educação - INDU não se responsabilizam por qualquer prática inadequada dos usuários na oferta ou utilização dos serviços de tele-educação utilizando o INDU.

O reconhecimento de a oferta e utilização das ações educacionais na Plataforma de Tele-educação INDU devem estar de acordo com a legislação em vigor, sem material que possa ser considerado ilegal ou que incite ou favoreça práticas em desacordo com a legislação.

Em caso de dúvidas, use a opção Fale Conosco - Contato Portal NUTES (www.nutes.ufpe.br), para solicitar esclarecimento.

 

Limitações de responsabilidade

Em nenhuma situação a Plataforma de Tele-educação INDU, seus autores, editores ou mantenedores serão responsáveis por quaisquer danos, prejuízos ou outro efeito, direto ou indireto, relacionados ao uso indevido, por parte de seus usuários aos recursos da plataforma.

A Plataforma de Tele-educação INDU está disponível na internet, e desta forma poderá ser acessada a qualquer hora do dia, a partir de computadores ou dispositivos móveis, conectados à internet e que atendam às configurações determinadas para a versão disponível.

A equipe da Plataforma de Tele-educação INDU disponibiliza um canal para envio de mensagens referentes a eventuais problemas técnicos que ocorram durante a utilização dela.

A equipe da Plataforma de Tele-educação compromete-se a divulgar o lançamento de atualizações ou novas versões da Plataforma INDU, assim como das respectivas configurações necessárias para utilização de cada nova atualização ou versão.

Política de privacidade e confidencialidade

A equipe da Plataforma de Tele-educação INDU é o responsável pela guarda dos dados enviados a todas as ações educacionais existentes na Plataforma INDU. O usuário que administre uma ação educacional na plataforma poderá solicitar a cópia dos dados referentes à utilização dos serviços oferecidos em sua comunidade, no caso dos autores e mantenedores da Plataforma de TelessaúdeHealthNet optarem pela descontinuidade da oferta do serviço.

Inexistência de Vínculo

Estes Termos de Uso não importam na criação de qualquer vínculo trabalhista, societário, de parceria ou associativo entre o usuário-colaborador e a Plataforma de Tele-educação INDU, sendo excluídas quaisquer presunções de solidariedade entre ambos no cumprimento de suas obrigações.

Diretrizes de conduta

As diretrizes de conduta estabelecem a forma de uso do INDU, descrevendo as ações que não são permitidas ao usuário, por implicar em uso indevido do ambiente ou irem de encontro à legislação em vigor e/ou Código de Ética.

  • Não será permitido o envio de mensagens ofensivas ou que prejudiquem a reputação de outros participantes;
  • Não será permitida a distribuição ou uso de conteúdos ou mensagens que contenham assuntos ilícitos como o incentivo à pirataria, pornografia, discriminação e racismo;
  • Mensagens de cunho comercial (spam) para oferta de bens, produtos ou serviços não são permitidas no INDU.
  • As mensagens desnecessárias podem sobrecarregar o ambiente e gerar insatisfação dos demais usuários. Mensagens de saudação não devem ser respondidas por todos.
  • No cadastro do usuário há um espaço destinado à colocação exclusiva da foto do usuário. Não são permitidos o uso de quaisquer outras imagens.
  • Não é permitido o uso de imagens de cunho político, de nús ou com mensagens, sejam elas com finalidades publicitárias ou qualquer outra.

 

Segurança

Por motivos de segurança, o cadastramento de profissionais de Saúde será realizado diretamente pelo NUTES através da RedeNUTES. Outros Usuários externos serão cadastrados no INDU sendo sujeito avaliação do NUTES. Todos os usuários são obrigatoriamente identificados e será permitido o uso de pseudônimos ou anonimatos.

O controle da autorização de acesso permite à NUTES a criação de um registro sistemático do horário e do ambiente acessado pelo usuário. Esta funcionalidade é útil aos tutores e mediadores, já que permite posteriormente uma avaliação das atividades já realizadas pelos alunos ou integrantes das comunidades.

Logins e identificações de usuário considerados inadequados pela administração da Plataforma de Tele-educação - INDU (incluindo casos de ofensas, identificações que possam levar os demais usuários a acreditar que você fala em nome de outra pessoa ou organização) podem ser desativados, removidos, ter seus privilégios de acesso reduzidos.

Também serão gravados os debates ocorridos em salas de bate-papos e fóruns do INDU.

O preenchimento dos campos opcionais do cadastro é de responsabilidade do usuário. As informações ali descritas ficarão disponíveis para todos os usuários do ambiente.

Postagem de Mensagens

Em Fóruns:

O INDU disponibiliza em todas ações educacionais um Fórum Mural para que os usuários possam postar suas mensagens fora do  tópico de discussão. Este espaço deve ser utilizado pelo usuário com as precauções necessárias de uso da RedeNUTES, evitando mensagens não autorizadas (spams) e a sobrecarga com mensagens desnecessárias, já que todos os participantes das ações educacionais recebem cópias das referidas mensagens.

Um Fórum Notícias é também disponibilizado nas ações educacionais e é utilizado apenas pelos moderadores e tutores a fim de divulgar informações de interesse geral. Todos os demais participantes recebem as mensagens por eles postadas e podem respondê-las.

Em Bate-papos

A ferramenta de bate-papo no INDU simula uma reunião de um ambiente real. Como várias pessoas acessam ao ambiente no mesmo momento. As regras de utilização das salas de reunião são as mesmas que as presenciais.

  • Só fale quando receber a palavra. Só o moderador ou tutor pode dar a palavra aos participantes. Para fazer uma colocação individual, envie um sinal de bip ao moderador e aguarde ser chamado por ele.
  • Sinalize se ainda não terminou sua fala. Quando uma frase for muito longa, você pode interrompê-la e acrescentar o sinal de reticências ao seu final. Todos irão saber que você ainda está falando. Por exemplo, a frase “Todos sabemos que ...” a frase concluída com um sinal de reticências indica portanto, que ainda não foi terminada. Assim, o moderador/tutor e demais participantes aguardarão a continuidade da frase antes de passar a palavra para outro componente da reunião.

No Acervo

As ações educacionais possuem uma área específica para armazenamento de arquivos de interesse comum. Arquivos devem ser enviados através de e-mail ao tutor ou moderador com a solicitação de inclusão do arquivo nesta área. O arquivo será disponibilizado após a avaliação dos mesmos.

Lembramos que, pelo Código de Ética Profissional do Servidor Público, Seção III, art. XV, é dever de todos a manutenção e defesa do patrimônio público. Desta forma, está proibida a utilização de arquivos que possam danificar os equipamentos e programas ou a utilização dos conteúdos dos cursos disponíveis no INDU para fins particulares.

Disposições Finais

Estas Condições Gerais serão regidas e interpretadas de acordo com a legislação brasileira. Fica eleito o Foro da Comarca de Recife, Estado de Pernambuco, para dirimir questões relativas a estas Condições Gerais, com renúncia expressa a qualquer outro.

Estes termos de uso podem ser modificados pela equipe de autores e manentedores da Plataforma de Tele-educação INDU, e as modificações terão efeito a partir da data de sua publicação na plataforma, mediante a sua comunicação em local que seja de fácil identificação para o usuário.

Referência

Estes Termos foram remixados dos sites BR-Linux, Flickr, CulturaDigitalBr.