Residência em Medicina de Família e Comunidade


Perfil: Medicina de Família e Comunidade

Modalidade: Médica

Número de vaga: 20 vagas

Duração do programa: 02 anos

Fonte de financiamento: MS / Pró-residência

 

Caracterização do programa

O Programa investe em uma especialidade estratégica na conformação do Sistema Único de Saúde (SUS). O Médico de Família e Comunidade é o especialista para quais as pessoas e suas famílias são o centro do cuidado. Atuam de forma integrada e resolutiva à rede de serviços, coordenando e articulando esta rede, através do trabalho em equipe multidisciplinar, lidando com recursos finitos que devem ser utilizados de forma equânime em prol das pessoas e da comunidade sob sua responsabilidade.

Findo os dois anos do programa o residente em Medicina de Família e Comunidade deve ser capaz de: priorizar a pratica medica centrada na pessoa, na relação médico-paciente, no cuidado em saúde e na continuidade da atenção; realizar assistência, com elevado grau de qualidade, sendo resolutivo em cerca de 85% dos problemas de saúde relativos a diferentes ciclos de vida; desenvolver, planejar, executar e avaliar programas integrais de saúde, estimular a participação e a autonomia dos indivíduos, das famílias e da comunidade que assiste; desenvolver novas tecnologias em Atenção Primaria à Saúde; gerir seu processo de aprendizagem; desenvolver uma prática crítico-reflexiva; atuar com ênfase na prevenção quaternária

Pré-requisito: Graduação em curso de medicina reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)

 

Coordenação

Dra. Isabel Brandão Correia

Médica. Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Mestranda em Medicina de Família e Comunidade pela University of Western, Ontario, Canada.

Dr. Rodrigo de Oliveira Silva

Médico. Especialista em Medicina de Família e Comunidade.