MobDATA

logo_nutes_ufpe

Título do Projeto:

MobDATA – Aplicação de Business Intelligence para avaliação da saúde mental de idosos.

Natureza:

Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento.

Coordenador responsável:

Magdala de Araújo Novaes

Área:

Business Intelligence, Telessaúde, Saúde Mental, Saúde do Idoso.

Palavras-chaves:

Tecnologia da Informação, Informática em Saúde, Telemedicina, Saúde Mental, Psiquiatria.

Objetivo:

Esta proposta busca uma maior integração da academia com o setor produtivo da saúde por meio de uma parceria para transferência tecnológica para sociedade. O produto desta proposta é uma aplicação que busca inovar nas práticas de saúde integrando dados de prontuários eletrônicos com análises de rastreio e monitoramento de pacientes por meio de plataformas web e mobile, trazendo para o profissional e gestor de saúde melhores condições para tomada de decisão diagnóstica e terapêutica.
O Grupo TIS/NUTES realiza pesquisas na área de telessaúde/telemedicina, especificamente na modalidade de telerrastreamento, e tem experiência no desenvolvimento e prototipação de aplicativos considerando os padrões preconizados pelo Ministério da Saúde para sistemas de informação em saúde. A maior parte das ferramentas de mercado para o rastreio de agravos e doenças não atende aos requisitos de qualidade e segurança do paciente previsto no código de ética médico e nas portarias ministeriais. O CMS, da empresa Intelclin, já vem sendo experimentado no mercado, e a empresa identificou potenciais ganhos de qualidade com a integração de seu software com a plataforma de telerrastreamento no provimento de informações estratégicas para melhor gerenciamento do paciente por parte dos profissionais de saúde.
A parceria do TIS/NUTES com a Intelclin possibilitará o aprimoramento da solução de rastreio a ser desenvolvida, colocando em prática a interoperabilidade entre os sistemas, e a implantação de funcionalidades de Business Intelligence que será́ utilizada para análise gráfica customizada dos dados. Através de um estudo de caso inicial de aplicação do protocolo Mini Exame do Estado Mental para rastreio da saúde mental do idoso, serão efetuados trabalhos de planejamento, design, arquitetura e programação para comunicação efetiva entre o aplicativo móvel de rastreio e a plataforma Intelclin CMS. Ajustes serão feitos de modo a que a solução seja completamente aderente às necessidades do mercado, cobrindo também outros protocolos de avaliação da telessaúde mental.

Equipe:

Em andamento.

Situação:

Em andamento.

Início (mês/ano):

Outubro/2016.

Término (mês/ano):

Setembro/2017.

Financiamento:

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Parceiros:

IntelClin, PROPESQ e o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG).

MobDATA
Contato

(81) 2126-3910 +558121263910 contato@nutes.ufpe.br UFPE - Hospital das Clínicas, 2º andar
Av. Prof. Moraes Rego, nº 1235, CEP: 50670-901 CDU - Recife, PE

Newsletter


Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre os produtos e serviços do NUTES