
O Núcleo de Telessaúde (NUTES), unidade de saúde digital do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE/MDR), lançam na quarta-feira (12), às 10h, com transmissão ao vivo do canal do Youtube da SUDENE, o projeto Agente Digital, uma estratégia para Formação em Saúde Digital para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O projeto, coordenado pelo NUTES, é financiado pela SUDENE e está associado à iniciativa +Gestão Municipal, que objetiva capacitar servidores de municípios selecionados. A estratégia engloba um Curso de Saúde Digital na modalidade EaD para ACSs e ACEs, e a supervisão dos agentes por meio da telessaúde para suas práticas digitais em municípios da área de abrangência da SUDENE. A iniciativa visa prepará-los para a transformação digital da saúde, e contribuir no desenvolvimento regional da cadeia produtiva da saúde com vistas a melhoria da qualidade e ampliação do acesso à assistência à saúde da população no Sistema Único de Saúde (SUS).
Serão ofertadas 2000 vagas para os Agentes, destinadas a municípios dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) atua como elo entre os domicílios, Unidade Básica de Saúde (UBS) e comunidade, promovendo saúde e prevenindo doenças. O Agente de Combate às Endemias (ACE) percorre bairros em áreas mapeadas, desenvolvendo ações de vigilância ambiental, promoção, prevenção e controle de doenças, contribuindo para a ausência de dispersão de qualquer doença endêmica, como as arboviroses.
Durante a Pandemia da Covid-19, estes profissionais são ainda mais estratégicos para a educação em saúde da população e estabelecimento de orientações assistenciais.
Para acompanhar a transmissão, na data e horário informados, Clique aqui, em caso de dúvidas, entre em contato conosco, clique aqui.