Núcleo de Telessaúde da UFPE e SUDENE lançam estratégia para formação em saúde digital

Objetivo de capacitar Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

O Núcleo de Telessaúde (NUTES), unidade de saúde digital do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE/MDR), lançam na quarta-feira (12), às 10h, com transmissão ao vivo do canal do Youtube da SUDENE, o projeto Agente Digital, uma estratégia para Formação em Saúde Digital para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O projeto, coordenado pelo NUTES, é financiado pela SUDENE e está associado à iniciativa +Gestão Municipal, que objetiva capacitar servidores de municípios selecionados. A estratégia engloba um Curso de Saúde Digital na modalidade EaD para ACSs e ACEs, e a supervisão dos agentes por meio da telessaúde para suas práticas digitais em municípios da área de abrangência da SUDENE. A iniciativa visa prepará-los para a transformação digital da saúde, e contribuir no desenvolvimento regional da cadeia produtiva da saúde com vistas a melhoria da qualidade e ampliação do acesso à assistência à saúde da população no Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão ofertadas 2000 vagas para os Agentes, destinadas a municípios dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. 

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) atua como elo entre os domicílios, Unidade Básica de Saúde (UBS) e comunidade, promovendo saúde e prevenindo doenças. O Agente de Combate às Endemias (ACE) percorre bairros em áreas mapeadas, desenvolvendo ações de vigilância ambiental, promoção, prevenção e controle de doenças, contribuindo para a ausência de dispersão de qualquer doença endêmica, como as arboviroses. 

Durante a Pandemia da Covid-19, estes profissionais são ainda mais estratégicos para a educação em saúde da população e estabelecimento de orientações assistenciais.

Para acompanhar a transmissão, na data e horário informados, Clique aqui, em caso de dúvidas, entre em contato conosco, clique aqui.

Núcleo de Telessaúde da UFPE e SUDENE lançam estratégia para formação em saúde digital
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

(81) 2126-3903 +558121263903 contato@nutes.ufpe.br UFPE - Hospital das Clínicas, 2º andar
Av. Prof. Moraes Rego, nº 1235, CEP: 50670-901 CDU - Recife, PE

Newsletter


Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre os produtos e serviços do NUTES