Nutes realiza mutirão de Telediagnóstico em municípios do estado

whatsapp-image-2020-12-02-at-08-47-45

No mês de Outubro, o Núcleo de Telessaúde (NUTES), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em uma ação do Projeto RedeNutes, realizou o Mutirão de Telediagnóstico em municípios do estado de Pernambuco. As ações promoveram teleconsultas e telediagnósticos por especialidades nas áreas da dermatologia e oftalmologia.

Os Mutirões de Telediagnóstico permitem o atendimento a moradores locais, especialmente aqueles que residem longe de unidades de saúde. Em atenção ao protocolo de saúde da pandemia da COVID-19, os atendimentos são gerenciados para evitar aglomerações, com foco na proteção do paciente. Nos últimos meses, o mutirão atuou nos municípios de Lagoa do Carro, Afogados de Ingazeira, Barra de Guabiraba e Ibirajuba.

No município de Lagoa do Carro, foi ofertado o serviço de teleoftalmologia,  atendendo 37 pacientes, que realizaram os procedimentos de acuidade visual e retinografias coloridas binoculares. Em Afogados da Ingazeira, foi ofertado  o serviço de teledermatoscopia e a teleconsulta dermatológica, atendendo  55 pacientes, já em Barra de Guabiraba foram atendidos 86 pacientes e Ibirajuba 51.

Para Keilla Melo, Coordenadora do projeto RedeNutes, “as ações assistenciais de Mutirões de Telessaúde são ferramentas utilizadas por Gestores Municipais para a redução nas filas de espera em um sistema, há longa data, sobrecarregado, possibilitando maior acesso a serviços especializados e resolubilidade dos casos sem que hajam desgastes e custos de deslocamento para grandes centros.”

“O NUTES, através dos Mutirões de Telessaúde, disponibiliza atendimento interdisciplinar de medicina e enfermagem, realização de exames de Oftalmologia como a retinografia, teleconsultas especializadas em dermatologia e dermatoscopia digital, além de exames de eletrocardiograma com laudo”, explica Keilla.

Para aderir a este serviço, a unidade de saúde do município deve entrar em contato conosco, no site através do Fale Conosco.

Nutes realiza mutirão de Telediagnóstico em municípios do estado
Tagged on:                 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Contato

(81) 2126-3910 +558121263910 contato@nutes.ufpe.br UFPE - Hospital das Clínicas, 2º andar
Av. Prof. Moraes Rego, nº 1235, CEP: 50670-901 CDU - Recife, PE

Newsletter


Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre os produtos e serviços do NUTES