
Área:
Telessaúde
Objetivos:
Estruturar uma rede de colaboração virtual através de um sistema interativo de comunicação – videoconferência para os serviços públicos de hemoterapia e hematologia do país.
Apresentação:
O Sistema Nacional de Sangue e Hemoderivados (SINASAN), coordenado pelo Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde (MS) é constituído principalmente pelos serviços públicos de hematologia e hemoterapia. Visando aumentar a eficácia dos processos de gestão, troca de experiência e soluções entre os serviços da hemorrede nacional, o SINASAN propôs a implantação de um projeto piloto para integrar por videoconferência toda a Hemorrede nacional.
A implantação de um ambiente colaborativo por videoconferência proporcionará aos serviços a infra-estrutura necessária para dar apoio na formação de redes de conhecimento, ao prover de forma simples dados, informações, conhecimentos e interação entre profissionais, instituições parceiras e fornecedores que compartilham de interesses comuns.
O projeto será implantado nas regiões Norte,Sul, Sudeste, e Centro-oeste integrando inicialmente todos os hemocentros coordenadores.
Equipe:
Profa. Magdala Novaes (Coordenação), Henrique Lima (Gerência), Genival Filho (Assessoria em Videoconferência), técnicos e estagiários.
Início:
2009.
Término:
2010.
Financiamento:
Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde.
Apoio:
Grupo de Tecnologias de Informação em Saúde (TIS), FADE, UFPE.